Você sabe o que é valuation?

Na hora de comprar uma empresa vem aquela boa e velha pergunta, quanto custa uma empresa? Antes de você se comprometer com um negócio é necessário uma avaliação completa e minuciosa do negócio que se pretende adquirir para ter sucesso no novo negócio. Para começar a pensar no preço você precisa primeiramente saber o que está de fato comprando.

 

Numbers And Finance

 

O termo valuation vem do inglês que faz referência ao processo de avaliação do valor de mercado de uma empresa, este processo avalia o valor justo estimado a se pagar por uma empresa ou para se investir em uma empresa. O processo de valuation tem como foco trazer o valor real mais tangível a se pagar por determinada empresa. Este processo levanta todos os aspectos do negócio que se pretende adquirir, como: o valor do imóvel, dos equipamentos, das mercadorias, a situação financeira, a carteira de clientes, etc.

O processo de valuation pode ser feito através de inúmeras metodologias, abordaremos aqui as 3 metodologias mais usuais para se fazer o processo de valuation:

 

Avaliação de ativos

Este método consiste em fazer o levantamento de todos os bens e direitos da empresa (imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, estoque, clientes, entre outros) e transformá-los em valor expresso em moeda para se determinar o quanto vale uma empresa.

 

Múltiplos de mercado

A metodologia dos múltiplos de mercado utiliza como referência a valoração de ações de empresas do mesmo setor para se obter uma média de valor na avaliação de determinada empresa. É feito uma análise das referências de mercado de empresas do mesmo ramo e levanta-se os valores de seus múltiplos. Comparando e aplicando esses múltiplos sobre uma empresa do mesmo setor pode-se estimar o seu valor de mercado.

 

Fluxo de caixa descontado

Esse método é feito através de projeções futuras do retorno financeiro do negócio em função do tempo. Especula-se uma projeção de fluxo de caixa para os próximos anos com base na posição financeira atual da empresa e soma-se os resultados, trazendo para o presente um valor aproximado de seu potencial de mercado. Este método é o mais usual por apresentar um valor estimado mais fiel ao valor real a se pagar por uma empresa.

 

Fazer o valuation de uma empresa é essencial para a tomada de decisão estratégica do comprador, pois este processo ajuda a reduzir os riscos de investimento do negócio que se pretende adquirir. O processo de valuation é um processo complicado para quem não entende nada do assunto, por isso, o valuation deve ser feito por profissionais competentes da área.

 

Fontes: Endeavor Nexto

Imagem: Flickr

Comentários

Adicionar um comentário

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário
    keyboard_arrow_up