Passando o ponto: você sabe o que é passar o ponto?

Na atual crise econômica muitos comércios estão fechando as portas e a cada dia que passa é comum observar placas que dizem: “Passo o ponto”. Mas afinal de contas, você sabe o que é “passar o ponto”?

 14090438714_a9a469cc70_k

Passar o ponto significa passar os direitos sobre “fundo de comércio” que é o conjunto de bens corpóreos (equipamentos, automóveis, mobiliário e estoque) ou incorpóreos (marca, tecnologia, carteira de clientes, contratos, entre outros). Para facilitar o entendimento separamos as práticas mais comuns de passar o ponto. Confira:

Passando somente o ponto

Isto acontece quando o locador do imóvel comercial, ou melhor, o dono do negócio, quer somente passar o contrato de aluguel do imóvel comercial sem abrir mão de sua marca, equipamentos e estoque. Quando isso acontece, o comprador assume o aluguel e toda a responsabilidade jurídica do respectivo ponto comercial para instalar o seu negócio. Mas antes de assumir um ponto comercial é extremamente necessário verificar se o ponto comercial está com todos os documentos em ordem, conferir se não há dívidas e inclusive se não está locado à terceiros.

Ponto comercial completo

Esta é a forma mais comum de se passar o ponto, quando o dono do negócio literalmente vende a empresa com tudo que tem direito. Você deve estar pensando que para o dono do negócio chegar a esse ponto a empresa não tem mais jeito. Isso não é totalmente verdade, dentre os principais motivos para uma empresa estar à venda estão: sociedade desfeita, mudança de cidade ou estado, mudança de ramo e problemas de saúde.

A princípio, ao comprar uma empresa consolidada ou assumir o aluguel de um ponto comercial pode parecer que você está entrando em uma furada, entretanto, em muitos dos casos os donos da empresa têm motivos paralelos ao empreendimento que os levam à passar o ponto. Todavia é preciso fazer uma análise minuciosa de todos os aspectos da empresa para enfim tomar uma decisão.

Comentários

Adicionar um comentário

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário
    keyboard_arrow_up