A inovação nas empresas e negócios: como funciona?

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, e sucesso para as empresas significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro e produtos atualizados.

  1. Para realizar inovações nos produtos, processos ou no modelo de negócios de uma empresa, a atitude criativa e a visão de oportunidades são fatores fundamentais;
  2. Ficar atento ao mundo e ao mercado de atuação, analisando os pontos de insatisfação e as inadequações, para perceber a partir dessa observação as oportunidades;
  3. Estar disposto a procurar por alternativas diante situações existentes ou a formulação de soluções para problemas futuros.

 


brain-20424_640

 

 

  • Inovação de produto: Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores ou na implementação de um novo produto ou serviço na empresa. Ou seja, a empresa pode inovar tanto com o que já trabalha quanto na adição de algo inovador em suas atividades, o que consequentemente vai refletir em acesso a novos mercados, cliente e produtos;

 

  • Inovação de processo: Trata-se de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não produz necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.                         Como exemplo, pode-se citar a gestão de processos advinda do famoso Sistema Toyota de Produção, que visa reduzir a parcela de atividades que não agregam valor, melhorar a eficiência dos processos e reduzir as perdas, o que consequentemente vai refletir no aumento das margens de lucro da empresa;

 

  • Inovação no modelo de negócio: Considera mudanças na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como ele é levado ao mercado. Como exemplo, podemos citar empresas que criam e-commerce para vender seus produtos e serviços pela internet. Observe que não se trata apenas de passar a vender pela internet, mas criar uma estrutura de administração com mão de obra para realizar esse trabalho, o que caracteriza uma inovação no modelo de negócios da empresa.

 

Impactos da inovação:

  • As inovações incrementais reflete em pequenas melhorias contínuas nas empresas. Geralmente representam pequenos avanços nos processos que, a longo prazo otimizam as atividades da empresa, e por sua vez aumentam os resultados.
  • As inovações radicais representam uma mudança na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócio vigente de curto a médio prazo. Como exemplo, podemos citar a evolução do fax para o email.

 

A importância de inovar:

Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a curto, médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a continuidade das empresas e o equilíbrio da economia dos países.

Nesses termos, os benefícios da inovação não se limitam às empresas, pois para os países e regiões as inovações possibilitam o aumento dos níveis de empregos e renda, além do acesso ao mundo globalizado.

Comentários

Adicionar um comentário

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário
    keyboard_arrow_up