• Gestão de Projetos – todas as informações necessárias para sua empresa.

    15 de dezembro de 2017

     

      A respeito de gestão de projetos, primeiramente é preciso saber reconhecer o que é um projeto:

    • Trata-se de um empreendimento com objetivos bem definidos, que consome recursos, possui prazos, custos e requer qualidade. Além disso, projetos são, em geral, considerados atividades fundamentais para o crescimento de uma empresa, pois será através do êxito na execução destes que o resultado almejado pela empresa será obtido. Sabendo-se disso, é possível enxergar com clareza a fundamental importância do planejamento, bem como do gerenciamento de todos os processos e pessoas envolvidas .

     

    manli-business-suit-manned (1)

     

    “A gerência de projetos (ou gerenciamento de projetos -GP) é um ramo das ciências gerenciais que trata do planejamento e controle de projetos. Gerenciar um projeto significa, resumidamente, planejar a sua execução antes de iniciá-lo e acompanhar a sua execução. No planejamento do projeto são estabelecidas as metas (ou objetivos), as tarefas a serem realizadas e o seu sequenciamento, com base nos recursos necessários e disponíveis.  (PRADO, 2001 – Planejamento, controle e projetos.)”.

     

    Segundo a autora Darci Prado, o gerenciamento de projetos é uma ciência utilizada para alcançar metas e objetivos, mediante a execução de um planejamento previamente estabelecido, utilizando os recursos necessários e disponíveis da melhor maneira possível para se obter o resultado desejado.

     

    De forma resumida, projeto é o esforço temporário para produzir um produto/serviço único, com princípio e fim, e gestão é, o gerenciamento de todos os processos e pessoas necessárias para realizar o projeto.

     

    Habilidades necessárias para o gerenciamento de projetos eficientes:

    Liderança, Desenvolvimento de Equipe, Motivação, Comunicação, Influência, Conhecimento Politico Cultural.

    No geral, gerentes de projetos são “pessoas interessantes”, pois sabem um pouco sobre diversas coisas e assuntos e são excelentes comunicadores. Capazes de motivar as pessoas, inclusive as mais distantes dos projetos em questão. Famosos também pela desenvoltura em situações desconfortáveis, como por exemplo, dar aqueles telefonemas difíceis quando necessário.

    Podemos observar que para desenvolver essas atividades, é fundamental e necessário possuir habilidades de liderança, e para Stoner (1999) liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais.

     

    Diante das informações acima citadas, é possível concluir que toda empresa necessita além de bons projetos, de excelentes gerentes para garantir uma execução eficiente do processos, pois até um excelente projeto pode ir por água á baixo se não for bem gerenciado em suas etapas.

     

    “Diz respeito às atividades necessárias para que as habilidades individuais e em equipe possam ser potencializadas para o alcance de bons níveis de desempenho no projeto. Tais atividades de desenvolvimento compreendem a identificação (formal ou não) das necessidades dos componentes da equipe. Tais necessidades podem residir nos campos: técnico, das relações, do trabalho em equipe, da tecnologia de informação. O papel do líder no projeto é o de identificar estas necessidades e dar um atendimento just-in-time para todas aquelas que forem vitais para a execução do projeto. (MENEZES, 2001)”.

     

    Segundo Menezes 2001, é responsabilidade do líder executar o projeto, bem como, identificar as necessidades de componentes e de toda a equipe envolvida no projeto. Por este motivo, observa-se a necessidade de um líder com todas as qualidades e habilidades acima citadas.

     

    Das etapas, ciclos e fases de um projeto:

     

    As fases e etapas podem ser resumidas da seguinte forma: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento.

    Todos os projetos são divididos em fases, sejam grandes ou pequenos, a fim de obter-se uma visão ampliada do projeto, maior facilidade de controle e principalmente, produzir ao longo do desenvolvimento um estudo da real viabilidade do projeto na prática, com o propósito de avaliar cada etapa e ajustar o que se mostrar necessário. Assim, pode-se otimizar o projeto teórico, refletindo na diminuição de gastos, recursos e fases, pois ao decorrer da execução, algumas etapas podem apresentar necessidades de ajustes ou até mesmo se demonstrar desnecessárias.

     

    “Assim como os produtos, os projetos também apresentam um Ciclo de Vida, os projetos sempre apresentam um início e um fim determinados. Entre este início e o final do projeto ele sofre todo um desenvolvimento, uma estruturação, uma implantação e, finalmente, uma conclusão. (MENEZES, 2001)”.

     

    No decorrer da execução do projeto,é possível observar com maior clareza que, a cada fase concluída irá se desencadear o início de outra, e por isso a necessidade do gerente em ter o controle sobre todos os processos e pessoas envolvidos no projeto, afinal, trata-se de um processo em cadeias.

    Todos os processos são compostos de forma individual, porém juntos, constituem o grupo de atividades necessárias para iniciar a realização do projeto. É importante ter essa base bem desenvolvida para dar continuidade com os processos secundários que serão desencadeados pela execução destes.

     

    Veja mais
  • 5 ferramentas administrativas eficazes para os seus negócios!

    15 de dezembro de 2017

     

    Para colocar em prática um plano de negócios e dirigir sua empresa, as ferramentas da administração serão essenciais para materializar todos os planos realizados.

     

    business-desk-corporate

     

     

    Neste momento, é de fundamental importância que o empresário tenha os conhecimentos teóricos administrativos necessários ou que já disponha de um funcionário capacitado para executar e gerir o planejamento e desenvolvimento de toda a estrutura organizacional da empresa, ou seja, a forma como a empresa será organizada em torno da divisão de atividades e recursos. A finalidade será convergir todos os esforços e recursos ao cumprimento dos objetivos determinados, bem como organizá-los, dirigi-los e controlá-los. Todas essas atividades possuem fundamentos teóricos que serão ferramentas valiosas para o administrador.

    “Ferramenta de gestão: todo e qualquer método, sistema, técnica, recurso, processo ou procedimento fundamentado nos princípios da ciência da administração e capaz de contribuir para solucionar problemas, dinamizar o funcionamento e otimizar o gerenciamento organizacional – (Dicionário de Administração, DUARTE 2011)”.

    Destacam-se as ferramentas mais básicas, porém essenciais e de maior eficiência:

    • PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle);
    • PDCA (Plan, Do, Check, Act – Planejar, Fazer, Verificar, Agir);
    • 5S (Seiri – organização; Seiton – ordenação; Seiso – limpeza; Seiketsu – conservação; Shitsuke – disciplina);
    • Análise SWOT (strength – forças; weakness – fraquezas; opportunities – oportunidades; threats – ameaças);
    • 5W2H (5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).

     

    Essas ferramentas apresentam diretrizes suficientes para que o administrador colete todos os dados necessários a respeito das atividades da empresa. Com estes dados é possível metrificar os resultados passados, atuais, bem como planejar os futuros, de acordo com as políticas e cultura organizacional da empresa. Ter essas métricas tabuladas permite ao administrador trabalhar de forma mais inteligente os recursos empresariais, sendo estes materiais, financeiros, humanos, mercadológicos, empresariais ou administrativos. Na internet é possível encontrar exemplos para utilizar todas essas ferramentas de acordo com o segmento do seu negócio.

    “A organização de uma empresa consiste em sua estrutura, suas políticas e sua cultura, que podem se tornar disfuncionais em um ambiente de negócios em rápida transformação. (KOTLER, 2000)”.

     

    Consolidada a administração da empresa, o próximo passo é a gestão destes processos, bem como a gestão das prestações de serviços ou projetos que a empresa pretende oferecer ao mercado. Para isso, é extremamente importante que o empresário o faça ou contrate um funcionário capacitado para executar tal feito, o que nos leva ao próximo passo, a Gestão de Projetos. Este passo será tratado no próximo conteúdo, fique de olho! 

    Veja mais
  • Tudo sobre Plano de Negócios – A base para iniciar uma nova empresa.

    15 de dezembro de 2017

    Plano de Negócios:

    O plano de negócio é uma das melhores ferramentas para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, e isto sem dúvidas, promove maior segurança ao abrir uma empresa. É necessário ter em mãos alguns estudos a respeito do ramo de atividade que se deseja adentrar, e para isso, o plano de negócios traz todos os estudos necessários, desde o investimento inicial, até o funcionamento da empresa de fato.

     

    “No Brasil, as estatísticas mostram a dificuldade de sobrevivência dos novos empreendimentos. Para a abertura de uma empresa não bastam apenas força de vontade e intuição. A alta competitividade do mercado exige preparo e planejamento prévio daqueles que pretendem abrir um negócio promissor. (TERGOLINA, 2010)”.

     

    Materiais como: Análise de crédito, plano financeiro, plano de marketing, gestão, estudo de mercado, planejamento de marketing, estudo dos clientes em potencial, projeção de equipe e quadro de funcionários, projeção de custos e lucros, entre outros, estão incluídos nesse pacote para proporcionar ao empresário uma visão mais segura do negócio, com planejamentos de crescimento e expansão.

    businesswoman-holding-whiteboard-with-information

    “O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Chiavenato (2000)”.

     

    O plano de negócios é um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento a partir das estratégias, do mercado em questão, das operações e gestão financeira. A partir dessas informações, ele auxilia a definir o que é ou o que pretende ser a empresa.

    De forma simplificada, este documento serve para: organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento ou para orientar a expansão de uma empresa já em atividade; apoiar a gestão do negócio (em seus números e estratégias); facilitar a comunicação entre os sócios, empregados, clientes, investidores, fornecedores e parceiros; captar recursos (financeiros ou humanos).

     

     

    “O plano de negócios se apresenta como uma ferramenta eficiente no estudo de viabilidade para abertura de empreendimentos […] Por fim, cabe ressaltar que este não deve ser o único estudo utilizado pelos sócios para a decisão de investimento no projeto. Este é apenas o passo inicial da investigação que deve ser feita pelos sócios… (TERGOLINA, 2010)”.

     

    • Como instrumento de planejamento, o plano de negócios avalia o empreendimento no ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional, fornecendo assim uma prévia noção do funcionamento da empresa;  
    • Como instrumento de diagnóstico, o plano de negócios avalia a evolução da empresa para cada aspecto desejado. Isto possibilita um acompanhamento comparativo entre o previsto e o que de fato está sendo realizado, tornando possível executar medidas de correção, caso o rumo se mostre fora do desejado;
    • Como ferramenta para financiamento, o plano de negócios promove maior probabilidade na obtenção de capital de terceiros (novos sócios ou instituições financeiras) quando o capital próprio não é suficiente para cobrir a abertura da empresa ou para realizar investimentos.

    Em resumo, o plano de negócios não é garantia de sucesso, porém auxilia o empreendedor a construir um raciocínio que preveja os possíveis resultados da atividade em questão, criando dados para avaliar e deduzir os impactos financeiros na estrutura de negócio e, quando constatada a viabilidade, construí-lo de maneira mais segura para criar uma base sólida na empresa em “nascimento”.

    Veja mais
  • A inovação nas empresas e negócios: como funciona?

    15 de dezembro de 2017

    Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, e sucesso para as empresas significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro e produtos atualizados. (mais…)

    Veja mais
  • Como fazer uma empresa ganhar mais dinheiro?

    15 de dezembro de 2017

    Confira algumas dicas para aumentar a rentabilidade da empresa:
    (mais…)

    Veja mais
  • Melhores investimentos para 2017: negócios e empresas

    15 de dezembro de 2017

    Procurando boas possibilidades para investir em 2017?
    Aqui está a resposta!

    De acordo com estudos recentes feito pelo SEBRAE, constatou-se que dentre as atividades que mais crescem no Brasil, estão as que atendem às necessidades básicas da população e que oferecem serviços especializados e de reparação. (mais…)

    Veja mais
  • Venda de empresas: o que você precisa saber antes de vender uma empresa

    15 de dezembro de 2017

    Empresas a venda: entenda um pouco mais sobre esse processo

    A venda de empresas é uma transação comercial que exige uma série de providências antes de ser anunciada ao mercado. Isto porque, quando o assunto é a venda de uma empresa ou negócio, o proprietário ou o (os) sócio (s) possuem diversas obrigações a cumprir até a consolidação da venda do negócio. Quesitos como a documentação da empresa, situação contábil, financeira, trabalhista, tributária e previdenciária. Sendo assim, entenda que, a venda de empresas pode não ser uma operação de curto prazo. (mais…)

    Veja mais
  • Você sabe o que é valuation?

    15 de dezembro de 2017

    Na hora de comprar uma empresa vem aquela boa e velha pergunta, quanto custa uma empresa? Antes de você se comprometer com um negócio é necessário uma avaliação completa e minuciosa do negócio que se pretende adquirir para ter sucesso no novo negócio. Para começar a pensar no preço você precisa primeiramente saber o que está de fato comprando.

     

    Numbers And Finance

     

    O termo valuation vem do inglês que faz referência ao processo de avaliação do valor de mercado de uma empresa, este processo avalia o valor justo estimado a se pagar por uma empresa ou para se investir em uma empresa. O processo de valuation tem como foco trazer o valor real mais tangível a se pagar por determinada empresa. Este processo levanta todos os aspectos do negócio que se pretende adquirir, como: o valor do imóvel, dos equipamentos, das mercadorias, a situação financeira, a carteira de clientes, etc.

    O processo de valuation pode ser feito através de inúmeras metodologias, abordaremos aqui as 3 metodologias mais usuais para se fazer o processo de valuation:

     

    Avaliação de ativos

    Este método consiste em fazer o levantamento de todos os bens e direitos da empresa (imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, estoque, clientes, entre outros) e transformá-los em valor expresso em moeda para se determinar o quanto vale uma empresa.

     

    Múltiplos de mercado

    A metodologia dos múltiplos de mercado utiliza como referência a valoração de ações de empresas do mesmo setor para se obter uma média de valor na avaliação de determinada empresa. É feito uma análise das referências de mercado de empresas do mesmo ramo e levanta-se os valores de seus múltiplos. Comparando e aplicando esses múltiplos sobre uma empresa do mesmo setor pode-se estimar o seu valor de mercado.

     

    Fluxo de caixa descontado

    Esse método é feito através de projeções futuras do retorno financeiro do negócio em função do tempo. Especula-se uma projeção de fluxo de caixa para os próximos anos com base na posição financeira atual da empresa e soma-se os resultados, trazendo para o presente um valor aproximado de seu potencial de mercado. Este método é o mais usual por apresentar um valor estimado mais fiel ao valor real a se pagar por uma empresa.

     

    Fazer o valuation de uma empresa é essencial para a tomada de decisão estratégica do comprador, pois este processo ajuda a reduzir os riscos de investimento do negócio que se pretende adquirir. O processo de valuation é um processo complicado para quem não entende nada do assunto, por isso, o valuation deve ser feito por profissionais competentes da área.

     

    Fontes: Endeavor Nexto

    Imagem: Flickr

    Veja mais
  • Venda de empresas: 4 dicas para vender sua empresa rapidamente na internet

    15 de dezembro de 2017

    Na hora de vender uma empresa é normal alguns anunciantes terem dúvidas de como fazer um anúncio eficiente. Um  fator chave para ter bons resultados é criar um anúncio que descreva os detalhes mais importantes sobre a sua empresa. Confira agora algumas dicas para desenvolver um anúncio eficiente. (mais…)

    Veja mais
  • Passando o ponto: você sabe o que é passar o ponto?

    15 de dezembro de 2017

    Na atual crise econômica muitos comércios estão fechando as portas e a cada dia que passa é comum observar placas que dizem: “Passo o ponto”. Mas afinal de contas, você sabe o que é “passar o ponto”? (mais…)

    Veja mais
1 2

Empresas à venda e pontos comerciais em destaque

  • Brinquedos para Salao de Festas Infantil com/ou ponto e Firma

    Brinquedos para Salao de Festas Infantil com/ou ponto e Firma

    Estrada de Jacarepagua, 6178, anil jacarepagua

    Excelente investimento! Ponto a 5 anos, com festas semanalmente (em torno de 4 festas por fds), ampla carta de clients.…

    R$ 300,000,00

    Ver mais informações
  • Casa de Carnes | Boutique de Carnes

    Casa de Carnes | Boutique de Carnes

    Av. Guarapari 52 Loja 06 Santa Amélia, Minas Gerais

    Passo Ponto! Loja com 3 anos e 8 meses já consolidada e reconhecida no bairro. Hoje fornecemos cortes especiais embalados…

    R$ 35.000,00

    Ver mais informações
  • Passo o ponto de Salão de Beleza no Tatuapé

    Passo o ponto de Salão de Beleza no Tatuapé

    Rua Serra de Bragança, 1607 03318-000 São Paulo SP

    Vende-se salão de beleza atualmente em operacão na região do Tatuapé. Toda a infraestrutura está inclusa na venda. Espaço físico…

    R$ 60.000,00

    Ver mais informações
  • Salão montado no Bandeirantes / Pampulha

    Salão montado no Bandeirantes / Pampulha

    Bandeirantes (Pampulha)

    Vendo salão montado, em funcionamento, com carteira de cliente ativa na Pampulha, dentro de uma academia.Salão Possui: 1. 1 TELEVISÃO SONY…

    R$ A combinar

    Ver mais informações
  • Belíssimo pet shop, hotel, creche e consultório veterinário – Vl Mariana

    Belíssimo pet shop, hotel, creche e consultório veterinário – Vl Mariana

    Luis Gois

    Pet Shop em belíssimo imóvel na Vila Mariana/Mirandópolis/Saúde. Estruturado há 03 anos, com cartela fixa de ótimos e fiéis clientes.…

    R$ A combinar

    Ver mais informações
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!