Para colocar em prática um plano de negócios e dirigir sua empresa, as ferramentas da administração serão essenciais para materializar todos os planos realizados.
Neste momento, é de fundamental importância que o empresário tenha os conhecimentos teóricos administrativos necessários ou que já disponha de um funcionário capacitado para executar e gerir o planejamento e desenvolvimento de toda a estrutura organizacional da empresa, ou seja, a forma como a empresa será organizada em torno da divisão de atividades e recursos. A finalidade será convergir todos os esforços e recursos ao cumprimento dos objetivos determinados, bem como organizá-los, dirigi-los e controlá-los. Todas essas atividades possuem fundamentos teóricos que serão ferramentas valiosas para o administrador.
“Ferramenta de gestão: todo e qualquer método, sistema, técnica, recurso, processo ou procedimento fundamentado nos princípios da ciência da administração e capaz de contribuir para solucionar problemas, dinamizar o funcionamento e otimizar o gerenciamento organizacional – (Dicionário de Administração, DUARTE 2011)”.
Destacam-se as ferramentas mais básicas, porém essenciais e de maior eficiência:
Essas ferramentas apresentam diretrizes suficientes para que o administrador colete todos os dados necessários a respeito das atividades da empresa. Com estes dados é possível metrificar os resultados passados, atuais, bem como planejar os futuros, de acordo com as políticas e cultura organizacional da empresa. Ter essas métricas tabuladas permite ao administrador trabalhar de forma mais inteligente os recursos empresariais, sendo estes materiais, financeiros, humanos, mercadológicos, empresariais ou administrativos. Na internet é possível encontrar exemplos para utilizar todas essas ferramentas de acordo com o segmento do seu negócio.
“A organização de uma empresa consiste em sua estrutura, suas políticas e sua cultura, que podem se tornar disfuncionais em um ambiente de negócios em rápida transformação. (KOTLER, 2000)”.
Consolidada a administração da empresa, o próximo passo é a gestão destes processos, bem como a gestão das prestações de serviços ou projetos que a empresa pretende oferecer ao mercado. Para isso, é extremamente importante que o empresário o faça ou contrate um funcionário capacitado para executar tal feito, o que nos leva ao próximo passo, a Gestão de Projetos. Este passo será tratado no próximo conteúdo, fique de olho!
Comentários